Assassinato no Expresso Oriente Livro

Confesso que faz muito tempo que não leio um romance policial (mistério), na verdade, nunca tive o costume ler muitos livros desse gênero. Porém, resolvi ler por curiosidade. Principalmente por causa da autora, que é uma das mulheres escritoras com mais cópias de livros vendidos e escreve livros, na sua maioria, todos desse gênero. Por esse motivo Agatha Christie ganhou o apelido de “Rainha do Crime”.

Outra curiosidade é que dia 23 de novembro, lança o filme baseado nesse livro, e como uma boa leitora, eu sempre prefiro ler o livro antes de assistir ao filme. Eu deslizei um pouco na minha própria promessa de não assistir a Trailers, mas como eu estava no cinema e ele apareceu na tela. Por que não, não é mesmo? O Trailer, por um milagre, não revela muita coisa além da sinopse do livro. O elenco está absurdamente bom e Poirot é quase como eu havia imaginado. Porém, isso aqui é uma resenha de um livro, então vamos começar!

Sinopse: Viajando no luxuoso Expresso do Oriente, Hercule Poirot é abordado por Ratchett, um americano desesperado que teme pela própria vida. Efetivamente o pior acontece, e o sujeito é encontrado morto com 12 facadas em sua cabine. Então, o famoso detetive belga precisa pôr sua massa cinzenta para funcionar a fim de reunir as pistas que o levarão ao assassino. No fim, uma surpresa: depois de se debruçar sobre uma complicada trama que envolve mentiras e falsos indícios, Poirot apresenta não uma, mas duas geniais soluções para o crime.

Autora: Agatha Christie

Ano de lançamento: 1933

Páginas: 196

A história inicia-se seguindo Hercule Poirot, um detetive belga em uma de suas viagens pelo oriente, porém em um determinado momento ele recebe um chamado de Londres e precisa regressar. Ao tomar outro comboio, o Expresso do Oriente, ele nota que o trem está excessivamente cheio para aquela época do ano. Porém, encontra um antigo conhecido que lhe consegue um camarote, ou seja, um dormitório. Enquanto está no trem, é de feitio do detetive Poirot analisar as pessoas ao seu redor.

É com essa análise que você, leitor, começa a conhecer os personagens que fazem parte daquela história. Em determinado momento, um homem chamado Mr. Ratchett pede para que Poirot realize um serviço para ele. Poirot recusa o serviço e logo o pior acontece: aquele homem é assassinado. Assim, inicia-se uma história de investigação, depoimentos e controvérsias. Quem será o assassino?

A primeira parte do Assassinato no Expresso do Oriente é a história sendo contada e logo após, um interrogatório com cada um dos passageiros e funcionários. Nessa parte, o leitor pode começar a suspeitar de algumas pessoas e montar o que pode ser a sua versão dos fatos. Porém, nada é tão simples quanto parece. Junto ao detetive Poirot, o leitor vai analisando os fatos e descartando uma ou outra pessoa. Até mesmo pensando nas circunstancias que levaram ao crime, o que pode ter acontecido realmente ou não.

O enredo é relativamente simples como dá para perceber, a narrativa é em primeira pessoa e o cenário do livro é apenas o trem e nada mais – a linguagem utilizada no livro, é com uma escrita um pouco mais formal e rebuscada, é comum deparar-se com termos de tratamento em francês como Monsieur ou em inglês com Mr. e Mrs. Esse toque em especial traz toda uma ambientação para o livro, na época em que ele se passa e de como as pessoas se tratam com respeito e de um jeito formal.

Alerta: não vou dar nenhum spoiler sobre o final do que acontece no Expresso do Oriente, apenas minha opinião geral, mas caso você queira ter uma surpresa ou simplesmente não queira deixar-se influenciar, não leia.

Sobre o final: eu fiquei um pouco intrigada porque a resposta de tudo me pareceu um pouco fantasiosa demais ou pelo menos, exagerada. Muita conexão com algo que me pareceu aleatório. Porém, a resposta final encaixou e se tornou plausível, apesar dos pesares.

Onde comprar “Assassinato no Expresso do Oriente”? Segue uma lista dos melhores preços que eu encontrei online:

Amazon

Livraria Cultura

Saraiva (capa nova).

Espero que tenha gostado dessa primeira resenha do Blog com o tema livros, deixe seu comentário a respeito caso tenha gostado ou se você já leu o livro, quem sabe ficou curioso para ler. Adoro saber a opinião de vocês ♥

Share: