Dicas de estudos para você começar o ano letivo bem!

dicas de estudos

Logo a rotina das aulas começa, mas desde já o desespero começa a bater no fundo do peito. Mas calma! Antes de começar a se desesperar, que tal algumas dicas de estudos para esse novo ano? Assim, você já pode ir pensando na organização de estudos para não se desesperar quando as aulas começarem.

Na faculdade e bem antes dela, eu desenvolvi alguns métodos de estudos que me ajudaram muito a alcançar meus objetivos. Eu descobri na organização, o prazer de estudar e ver as coisas se encaixarem. Como uma amante de papelaria, encontrei também nas diferentes canetas e papéis um incentivo para colocar algo que eu gostava nas rotinas maçantes dos estudos. Assim, desenvolvi e aperfeiçoei alguns métodos que vou listar pra vocês nessas dicas de estudos:

  • Mapas mentais

Um Mapa Mental é basicamente uma folha sulfite, que concentra um assunto principal escrito no meio dela e as ramificações feitas a partir do título contém tópicos e assuntos relacionados à aquele tema. O visual ajuda a gravar o conteúdo, assim como o resumo condensado das informações. Abaixo têm um exemplo de como fazer um Mapa Mental para seus estudos:

Mapa Mental
  • Pequenos resumos para levar por aí

Você pode comprar em qualquer papelaria fichas pautadas, onde os resumos das matérias podem ser escritos. Assim, você pode carregar com você em qualquer lugar e dar uma lida de vez em quando para ficar o conteúdo. É importante condensar o conteúdo para não ter um excesso muito grande de fichas. Uma dica de estudos é você separar cada matéria por cor e seguir com os conteúdos correspondentes a mesma matéria com a mesma cor, igual na imagem abaixo:

fichas pautadas
Resumos em Fichas Pautadas

Leia também: 10 motivos para você largar seu estágio

  • Ler em voz alta

De acordo com estudos realizados na Universidade de Waterloo, no Canadá, ler as matérias e resumos dados em aula é uma forma muito eficaz de memorizar o conteúdo. Porém, não apenas ler o conteúdo, mas refletir sobre ele e realizar alguns exercícios.

resumos
“Eu não consigo me lembrar do som da sua voz”.

Esses são alguns métodos que eu uso para estudar, mas é sempre bom lembrar que os métodos de estudos podem ser diferentes para cada pessoa. Então, às vezes, esses que eu listei podem não se encaixar com você, por isso é importante analisar o que melhor encaixa com sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *