10 motivos para você largar seu Estágio | Faculdade

pedir demissão do estágio, estagiário

Quando você cursa o ensino superior, faculdade para os íntimos, acaba-se deparando com os famigerados Estágios. Conhecidos pelas características de trabalho não reconhecido, salário tão baixo que quase não paga o transporte do mês, entre muitos outras frases populares. Com esse pensamento, no qual eu estou passando nesse exato momento, decidi listar 10 motivos para você largar o seu estágio.

Esse pode ser o momento crítico, aquele no qual você está pensando a um bom tempo: pedir demissão do Estágio. Podem ser vários motivos envolvidos, algumas coisas ainda te prendem lá e muitas outras parecem conspirar para você sair. Um pensamento que devemos ter, antes de tudo, é o que Estágio tem o principal objetivo de te dar experiência e conhecimento! Não apenas um salário. Eu entendo que muitos, inclusive eu, precisam desse auxílio. Porém o principal pensamento que devemos ter, além desses dois que citei, é prezar pela sua saúde física e mental.

Confira os principais 10 motivos para você largar o seu estágio:

  1. Quando você sentir que absorveu todo conhecimento que aquele ambiente/trabalho podia lhe proporcionar e apenas reproduz tarefas;
  2. Notar que o seu trabalho nunca ou raramente é reconhecido;
  3. O ambiente e as pessoas são tóxicas à você;
  4. Persiste no estágio apenas pelo salário;
  5. Nos dias de folga, pensar em voltar para o ambiente de trabalho te causa uma sensação de pânico;
  6. Ir apenas por pressão, pois o “primo/sobrinho/colega” que tem 15 anos já está em Harvard com emprego garantido*;
  7. Não sente prazer em realizar sua função e apenas produz o necessário e às vezes nem isso;
  8. Cansou;
  9. O estágio está te afetando psicologicamente e/ou fisicamente;
  10. Está afetando o seu rendimento nos estudos.

Acredito que se você se identificou com dois ou mais itens dessa lista, está na hora de rever os prós e contras do seu Estágio. Porque pode ter alguma coisa errada e que está te deixando para baixo. Devemos sempre lembrar que nada é mais importante que nossa saúde e felicidade. Talvez esse pensamento consiga te inspirar a tomar a decisão certa para você!

* O item 7, foi um exemplo escrachado do que muitos escutam por aí. Mantendo-se em um Estágio e muitas vezes em um curso superior que não se encaixam, apenas por pressão ou por serem excessivamente comparados à outras pessoas, por amigos ou parentes próximos.

22 thoughts on “10 motivos para você largar seu Estágio | Faculdade

  1. É eu não cheguei ao ensino superior mais imagino que seja barra, bom quanto a estágios vou falar por experiencia própria eu faço téc. Enfermagem e além de receber pouco tenho , que trabalhar em hospitais que só chegam pacientes quase mortos ou que vem a óbito quando chegam no hospital. Isso é desgastante e estressante eu abandonei o estagio minha mãe fico triste mas eu queria preservar minha sanidade mental .
    Me identifiquei muito com o Post não achei a opção de seguir espero que vc traga mais conteúdos assim bjs !

    1. Fiquei tocada pelo seu relato Paula, realmente são difíceis algumas condições que os Estágios nos colocam. Ainda mais na sua situação que envolve diretamente a sua saúde e de outras pessoas. Fico feliz que tenha saído dessa furada, mesmo deixando sua mãe triste.
      O botão de seguir está ativo agora e em breve vai ter mais posts relacionados a esse tema em geral!

  2. Estágios são frustrantes, mas nem tudo nessa vida é fácil e por mais que algo seja ruim, nos serve de lição e experiência para saber lidar com pressão e problemas. Temos que aprender a enfrentar as coisas, no começo não é fácil, pois em quaisquer trabalho, existe frustrações, momentos ruins, pessoas com quem não conseguimos lidar e entre outras. Essas coisas não acontecem só no estágio, também no trabalho e na vida. Ganhar pouco, não ser reconhecido é comum, por isso que devemos fazer o que realmente gostamos, porque quando fazemos com vontade, as dificuldades são empecilhos mínimos.

    1. Sempre devemos escolher uma profissão que nos deixe feliz, agora como você disse até em trabalhos regulares é normal acontecer coisas que não gostamos, mas no estágio ainda temos mais liberdade de largar caso não estejamos bem, pois é época de experimentar. É a época que estamos na faculdade e ainda podemos nos arriscar.

  3. Ainda estou no médio, mais já estou me informando sobre o ensino superior.
    E realmente faz, todo sentido. Até por que quando você escolhe uma profissão você escolhe por amor.

  4. Isso é super verdade. Já passei por essa situação e me arrependo amargamente por não ter trocado de estágio. Tive um desgaste psicológico enorme, além de ver que não fui valorizada perante a tantas responsabilidades que me atribuíam.
    Sempre que vou dar algum conselho do gênero para alguma amiga, sempre falo que se a pessoa não se sentir bem, procure um lugar que dê motivações para estar lá.

  5. Eu não cheguei a fazer estágio.. . Mas já tive outros trabalhos e larguei minha faculdade.
    Acredito que esses 10 motivos para largar estágio vale inclusive para um emprego fixo ou faculdade.. . Quando vc faz por obrigação, salário ou algo do gênero. Quando percebemos estagnação e infelicidade, é hora de se desafiar.

  6. Eu tranquei minha matrícula no terceiro período do curso de administração não cheguei a fazer estágio mas fiz um curso de radiologia recentemente eu precisava fazer 200 horas estás vi muita gente comentando que eles gostam de manter as pessoas lá pra fazer estágio porque o salário é menor e muitas vezes nem é remunerado E a pessoa trabalha como se fosse funcionário padrão achei suas dicas muito válidas e realmente devemos ficar no estágio só enquanto estamos absorvendo algo de bom depois disso permanecer apenas pelo salário é besteira.

  7. São motivos super válidos. Concordo com você que se pelo menos 2 ou 3 dessa lista a pessoa se identificar é porque tem algo de errado nesse estágio. Já sair de um emprego por entrar em pânico sempre que chegava a hora de está lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *